domingo, novembro 24, 2024

Você já ouviu falar em Benchmarking?

HomeSem categoriaVocê já ouviu falar em Benchmarking?

Por Juliana Scivoletto

Benchmarking é uma expressão comum no mercado corporativo que significa Referência. É uma análise aprofundada das empresas que são referências no mercado, visando a otimização dos resultados de um negócio ou de uma marca. É como se fosse uma análise comparativa entre uma empresa referência e outra.
Fazer comparação é natural para todos nós desde a infância. Comparamos o brinquedo, as tarefas da escola, as roupas, a altura e diversos outras coisas que envolvem a juventude. E isso continua na fase adulta. Quantas vezes você fez uma comparação entre sua vida e a de um vizinho, algum amigo próximo ou parente?

Fazemos isso naturalmente. E no mundo corporativo não é diferente. Mas, hoje, não vou aprofundar sobre o que é o benchmark, mas sim trazer os Insights, ou seja, a ideia onde ele atua.
Diante de um cenário de dificuldade, acredite, muitas pessoas estão passando – ou já passaram – pela mesma situação que você. E essa é a parte mais fantástica!

Então, porque queremos resolver tudo sozinhos?
Vou te falar dois passos simples que você pode fazer agora, mediante uma situação para a qual não está encontrando respostas. Você precisará somente de uma coisa: planejamento.

1 – Dentro de todas as empresas temos um grande ativo, as pessoas. Então, dentro da sua empresa, identifique pessoas que você entenda como referência em suas funções de diferentes setores, independente de você ter relacionamento com ela ou não, o importante é ser de setores diferentes dos seus e que você a veja como referência em sua área.

Veja Também:  Helen Ganzarolli capricha na fenda para show no Guarujá

2 – Todas as empresas têm clientes e fornecedores. Identifique quais são as que você tem mais afinidade, independente do segmento, ressalto que o importante aqui é elas sejam referência para você.
Se você for empresário fale com outro proprietário, ou alguém da direção, gerência; se você for funcionário, busque alguém com uma função parecida ou igual a sua na outra empresa.
Além disso, perceba também o posicionamento que a empresa esta tendo no momento, realizando uma breve pesquisa digital mesmo para saber informações mais atualizadas sobre eles, mas o importante mesmo é que esta empresa seja uma referência para você.

Feito isso, organizando estes dois passos, interno e externo, selecionado estas pessoas, exponha para elas em momentos diferentes a situação problema, converse (virtualmente ou por telefone ), tenha uma listinha com algumas perguntas referente ao assunto para serem discutidas.
Pode ser que você não tenha a resposta que precise de forma imediata, mas pode acreditar, esse bate-papo vai ampliar muito seu campo de visão sobre o assunto, e possivelmente você terá alguns pontos de vista diferentes sobre uma mesma situação.

Ah! E aqui vai uma dica bônus: se o bate-papo não adicionou nada para você, pode ser que – sem querer – você tenha acrescentado algo com quem conversou. Espero que tenham gostado do insight de mercado.

MAIS POSTS

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

MAIS VISTAS