BENJAMIM TAUBKIN apresenta TRILHAS e lança documentário

Entre o início de 2021 até a metade de 2022, o músico Benjamim Taubkin lançou nas plataformas digitais as trilhas para documentários e projetos especiais que criou nos últimos 25 anos. E no dia 16 de setembro, o músico conclui o projeto, reunindo as 12 obras no álbum Trilhas, além de lançar no canal do Núcleo Contemporâneo do YouTube, o doc Música para um filme, com a direção de Otávio Cury.
No álbum, estão trilhas como para Reneé Gumiel – A Vida na Pele, filme de Sergio Rozenblitz , Genesis, documentário educativo a partir da obra de Sebastião Salgado, um tema de abertura do programa radiofônico Vozes do Brasil de Patrícia Palumbo, o documentário Eu Maior, sobre a busca pelo sentido da vida; criações para Cravos, que é a saga de uma importante família de artistas da Bahia; Rio de Vozes, do diretor francês Jean Pierre Duret e da brasileira Andrea Santana, entre outros. Para cada composição, o músico usa diversos instrumentos étnicos, além do piano e teclado, por ele coletados em diferentes viagens pelo mundo. Embora não seja o seu campo de atuação prioritário, ao longo da carreira, o pianista foi sendo convidado por diferentes diretores para criar a música de seus filmes, a partir de uma identificação com o seu processo criativo. As músicas apresentadas no projeto são uma mostra destas experiências, que é uma aventura muito especial no campo da criação.
O Música para um filme mostra o processo criativo de Benjamim para a trilha de Constantino (2011), documentário ambientando na Síria em que o diretor conta a história de seu bisavô, Daúde Constantino Al-Khoury, uma personalidade importante na construção do panorama do teatro local. Para esse trabalho, Benjamim (piano) está acompanhado por Mario Aphonso (flauta), Dimos Goudaroulis (cello) e João Taubkin (baixo). Para cada trilha, a maneira de compor e a gravação, são diferentes e, neste caso, Benjamim decidiu gravar em estúdio “ao vivo”, tocando com os músicos juntos, e Otávio filmou essa sessão. Após ficar guardado por mais de 10 anos, o material foi editado e transformado em um documentário de 25 minutos e chegou a ser apresentado no Festival de documentários musicais In Edit.
SERVIÇO:
Lançamento Música para um filme
Data: 16/09/2022