Pesquisas afirmam que mais de 1.400 fintechs já foram ativas até janeiro de 2024
O mercado de fintechs no Brasil tem sido um dos mais dinâmicos nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Fintechs (ABFIntechs), até janeiro deste ano haviam 1.481 empresas ativas identificadas nesse segmento. Isso significa que as fintechs estão se tornando cada vez mais importantes para o mercado financeiro.
No entanto, para que as fintechs possam bancarizar empresas é necessário algumas mudanças e o especialista em tecnologia e CTO da PHPG, Samuel Corrêa, explica: “As fintechs precisam ter uma boa compreensão da legislação financeira e da segurança dos dados para garantir a confiança dos clientes”.
Pedro Pardini, contador e CEO da PHPG, por sua vez, destaca a importância de as fintechs se concentrarem em oferecer serviços que sejam mais eficientes e mais baratos do que os bancos tradicionais. “Se concentrem em serviços de pagamento, empréstimos, investimentos, entre outros, e ofereçam soluções que sejam mais personalizadas para as empresas”, sugere.
As fintechs podem ajudar as empresas a melhorar sua gestão financeira. Reduzindo custos e aumentando sua competitividade, podem ajudar as empresas a gerenciar melhor seus fluxos de caixa aumentando sua eficiência financeira.
Para as empresas que buscam expandir suas operações, as fintechs oferecem soluções de crédito e pagamento mais eficientes e acessíveis. “As fintechs podem ajudar as empresas a obterem crédito mais fácil e a reduzirem seus custos de pagamento”, afirma Pedro.
Serviço:
Site da PHPG: https://phpg.com.br/index.html