quinta-feira, novembro 21, 2024

CRM: o que é e qual sua importância?

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Você sabe o que é CRM e sua importância para as empresas e organizações? Essa é uma sigla para Customer Relationship Management, que em português significa gestão do relacionamento com o cliente.

É um termo amplamente utilizado no mundo dos negócios, principalmente entre gestores e empresas que trabalham no fortalecimento do relacionamento com os clientes.

Embora o CRM no mundo dos negócios seja certamente uma das chaves para o sucesso de vendas, seja para empresas fornecedoras de inversor de frequência 3cv ou lojas de brinquedos, muitos gerentes e equipes de vendas na indústria não entendem a importância.

Portanto, vamos explicar neste artigo com detalhes sobre a importância desse conceito. Confira! 

O que é CRM, afinal?

CRM, ou gestão de relacionamento com o cliente, é um termo amplamente utilizado no mundo dos negócios, mas quase sempre descreve apenas algumas de suas características e funções.

O CRM inclui práticas, estratégias e tecnologias desenvolvidas para gerenciar as interações com os clientes, armazenar informações e transformá-las em novas possibilidades de vendas e fidelização de clientes.

E também abrange empresas de bens de consumo, como lojas de roupas, até empresas de indústrias de base, como fábricas de metais não ferrosos, por exemplo.

O ponto é que, quanto mais forte e duradouro for o relacionamento com o cliente, menor será o custo de fazer negócios e maiores serão os resultados.

Esse posicionamento afeta toda a empresa, e sua cultura deve se espalhar para todos os departamentos, não apenas para aqueles que estão em contato direto com os clientes.

Importância do CRM para os negócios

A importância do CRM é muito ampla, mas iremos destacar os principais pontos de importância desse correio. Confira:

Gerenciamento de leads com um CRM

Uma das máximas do mundo dos negócios é que o comportamento de compra do cliente está em constante mudança, seja para comprar um móvel para casa ou para comprar um inversor de frequência trifásico, por exemplo.

Por isso, ter uma ferramenta que ajude a identificar essas tendências é fundamental para desenvolver uma estratégia de sucesso.

Portanto, o primeiro ponto de importância do CRM que queremos destacar é de fato a sua utilização que permite gerir melhor os leads e clientes, utilizando canais de comunicação e promoções que melhor se adequam aos seus perfis.

Nutrição de leads

A comunicação com clientes e prospects via mídia social é quase obrigatória hoje em dia, e um CRM pode ajudar a selecionar tópicos para publicar nesses canais.

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Utilizando essa ferramenta é possível realizar uma boa estratégia de nutrição de leads através de e-mail marketing, respondendo às preocupações do público antes mesmo que elas surjam, assim o público saberá que a sua empresa se preocupa em fornecer o melhor serviço.

E isso vale tanto para uma empresa agrícola B2B que vende sulfato de zinco fertilizante para outras empresas, como para empresas de gestão comercial.

Fidelização de clientes

O resultado de nutrir os leads é a fidelização de clientes. Afinal, o suporte de pós-venda é o ponto-chave para que o cliente retorne a compra da sua empresa.

Portanto, se você quiser de fato fidelizar clientes de forma expressiva, utilizar o CRM é o segredo para alcançar esse tipo de resultado.

No exemplo da empresa agrícola B2B dado acima, oferecer um suporte e consultoria gratuitas, falando sobre o sulfato de zinco agrícola, é também uma ótima estratégia para fidelizar os clientes.

Redução de custos de atendimento

Além de nutrir prospects e fidelizar os clientes pela demonstração de competência e recursos gratuitos, o CRM também reduz custos para a área de atendimento.

Isso significa que com uma base de CRM atualizada e de alta qualidade, as equipes só receberão solicitações que não foram contempladas na estratégia ou que exijam uma ação específica.

Assim, a equipe de suporte e atendimento poderá atender os clientes da melhor forma, fornecendo a melhor maneira de solucionar os problemas dos prospects. Sem contar que ao reduzir os custos de atendimento, é possível investir melhor em:

  • Campanhas de marketing;
  • Estratégias de funil de vendas;
  • Promoções;
  • Consultorias gratuitas.

Pode ter certeza que, além de todo o elogio ao suporte de atendimento, os clientes terão sua empresa como referência. É por isso que o CRM é tão importante.

Sucesso nas campanhas de marketing

O CRM em marketing usa ferramentas de captura de conhecimento para transformar dados em informações que estarão no centro e garantirão o sucesso das campanhas de marketing.

Afinal, como mencionamos acima, o investimento no marketing reduzindo os custos operacionais tornam tudo sustentável em uma empresa ou organização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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