Por: Débora Máximo, influenciadora digital
Como é bom abrir os olhos e poder enxergar as belezas que Deus criou! Penso nisso sempre quando vejo a plenitude da natureza e suas dádivas. Para quem mora na serra ou perto do mar sabe como é incrível contemplar paisagens tão incríveis e perfeitas. Normalmente quem mora na cidade dificilmente tem tempo para contemplação e muitas vezes passa despercebido ou até nota a beleza de uma cena estonteante, mas por apenas alguns segundos antes do trabalho. Minutos suficientes para receber uma injeção de ânimo para enfrentar a correria do dia a dia. Eu cansei de mudar a rota de um trajeto casa, trabalho, só para me deparar com a possível vista. Quando observamos a natureza, nosso corpo responde com uma sensação de paz!
Porque na verdade fazemos parte dela como um todo e sua complexidade e diversidade nos faz de alguma forma receber uma mensagem de superação, força e sabedoria. Não importa o tamanho da árvore ou que seja somente uma flor, observá- la sempre rende ótimos aprendizados sobre como lidar com os problemas do dia a dia. Os ciclos pelos quais uma árvore passa a dar flor é uma forma de aprender com sua delicadeza e sua força. Quando paramos para prestar atenção ao que nos cerca, percebemos que nada acontece em vão e que cada mudança é uma reação para um bem comum!
A natureza nos dá o que precisamos para viver e manter o mundo em equilíbrio, apesar dos problemas ambientais causados pelos seres humanos. A natureza se reinventa, se conecta e é imprescindível para o homem. Vejamos a natureza como um presente do Criador e com toda Sua generosidade Ele a decorar de forma minuciosa com as mais extraordinárias cores e complexidades só para nos mostrar o seu poder e acima de tudo, para nos deixar um exemplo vivo como lembrete de que não estamos sozinhos nessa história. Todas as soluções estão disponíveis para nós, só precisamos aprender a percebê-las. Creio ser por isso que nos sentimos tão bem ao observar paisagens. Já reparou que no outono as folhas das árvores mudam de cor e tem algumas que chegam a ficar peladas, sem nenhuma folha? Isso ocorre porque no outono os dias começam a ficar mais curtos e frescos. Com menos luz solar, a primeira alteração é parar de produzir clorofila tornando as folhas amareladas ou avermelhadas e a produzir um hormônio que resulta na queda das folhas. Sem precisar alimentar as folhas, essa árvore reduz ao máximo seu gasto de energia que pode, então, usar essa energia para seu próprio aquecimento.
Ao ver uma árvore dessa forma, achamos que está feia e sem vida, que não irá seguir em frente, que não irá aguentar o frio ou o vento. Só que não, ela está sendo sábia, forte e convicta de que está sendo preparada para a nova estação! Assim, quando menos esperamos estará linda e cheia de folhas novamente. Percebeu alguma semelhança com alguma história de vida? A certeza da árvore é que a estação vai mudar! E vai ser melhor do que antes, pois estará mais alta, mais robusta e mais bonita! Para absorver esses pequenos, mas tão valiosos ensinamentos que a natureza nos traz e que nos relacionam à nossa verdadeira essência é preciso ter olhos atentos e coração disposto pois passar por todas as estações da vida com exatidão não é fácil, mas faz parte e acreditar que tudo acabou ali não faz parte do contexto.