Existem algumas mudanças perceptíveis no processo de envelhecimento do corpo, como os dentes escuros, rugas na pele, deficiência visual e a necessidade de um local tranquilo para os ouvidos.
Para cada situação, pode ser encontrada uma solução estética ou um profissional de saúde que possa ajudar a manter a qualidade de vida.
No entanto, além do envelhecimento, diferentes razões podem levar ao escurecimento dos dentes, como hábitos alimentares e condições anti-higiênicas.
Mesmo assim, para todos os casos que surgirem, a condição dos dentes pode ser melhorada desde que se procure um profissional de confiança na área odontológica.
Vários procedimentos podem ser realizados para minimizar as alterações na cor e manchas dos dentes. Muitos nem requerem tratamento prolongado, ou mesmo custos exorbitantes.
Neste artigo, falaremos sobre o escurecimento dos dentes e quais os melhores tratamentos. Boa leitura!
O que causa o escurecimento dos dentes?
Antes de entrar no que pode ser feito em uma cadeira odontológica, é necessário identificar os motivos mais propensos a mudar a cor do dente, além da idade avançada, conforme discutido anteriormente.
Os principais fatores que podem ser destacados incluem:
- Consumo de cigarros;
- Hábitos alimentares inadequados;
- Uso excessivo de antibióticos;
- Bebidas industriais;
- Produtos altamente pigmentados.
A genética também é um fator importante e não deve ser descartada.
De qualquer forma, mesmo na velhice, é possível contornar esse caráter estético e ter um sorriso bonito e brilhante.
Aumento de procedimentos estéticos
Uma técnica que está no mercado há algum tempo, mas tem aumentado conforme a demanda (e até impacta no custo) é a aplicação da lente de contato de resina.
Os dentistas utilizam uma película ultrafina, que pode ser resina ou porcelana, na superfície dos dentes para promover a renovação do sorriso.
Este tipo de tratamento destina-se também a pacientes com espaços interdentais moderados, em que a separação entre os dentes é menos pronunciada. Com isso, o sorriso ganha melhor alinhamento e cor.
Produtos para remover manchas e amarelo dos dentes
Um profissional da área odontológica, além de limpar os dentes, pode recomendar um tratamento que remove o tártaro que se acumulou nas raízes dos dentes, fazendo com que esse espaço específico fique mais amarelado.
Com o uso da instrumentação adequada, o paciente começa a realizar tratamentos como clareamento de dente a laser que atua para clarear os dentes e estabelecer um novo significado para um sorriso brilhante.
A aplicação deste produto deve ser feita em quantidade suficiente para não danificar o aspecto natural. Portanto, se for colocado em quantidades maiores do que o necessário, pode ocorrer uma estética artificial, evitando a coordenação facial.
Por isso, deve-se ter cuidado na hora de escolher um profissional que irá realizar todo o procedimento, seja coçar, clarear ou colocar película.
Dessa forma, é necessário saber dispensar a quantidade de alvejante, pois pode até causar manchas no esmalte se usado de maneira incorreta.
Cuidado com as cáries
Uma boca com cáries também pode causar o escurecimento dos dentes. Só que, neste caso, o elemento dentário fica quase preto, ao invés de amarelo.
Essa doença pode ser causada por diversos fatores, mas principalmente, pela má higienização e consumo excessivo de açúcar.
Dito isso, pacientes que desejam realizar o tratamento podem recorrer a um dentista especialista em canal e recuperar seu sorriso completo.
Não só pela estética da boca, mas também, para garantir uma mordida correta.
Tratamento odontológico pode fazer a diferença
Cada caso é único e pode ser tratado de forma personalizada no consultório odontológico. Conforme as circunstâncias variam, as pessoas devem verificar os hábitos alimentares e o consumo de cigarros, charutos e outros produtos que contenham tabaco e nicotina em seus ingredientes finais e fazer visitas de rotina.
Esse cuidado é ainda mais importante se a pessoa tiver aparelho ortodôntico fixo e não conseguir realizar a higiene diária adequada.
O uso de braquetes na superfície dos dentes pode deixar vestígios do tratamento ortodôntico, ter efeito preventivo e até clareá-los.
No entanto, durante o tratamento, a prevenção e a manutenção podem ser realizadas por um dentista que trata gengiva, e outros produtos que podem complementar a escovação para manter os dentes saudáveis e brilhantes são verificados com um profissional.
Reduzir a ingestão de café e alimentos processados também pode ajudar a prevenir o amarelecimento ou a coloração dos dentes.
Aparelhos e limpeza
Pacientes que utilizam um dispositivo móvel desenvolvido de forma personalizada, ou mesmo uma técnica que utiliza um scanner 3D para mapear toda a área interna da boca, não devem se preocupar com o amarelamento da superfície dos dentes.
Isso porque, como pode ser retirado na hora das refeições e na limpeza de equipamentos e dentes, é mais difícil que os alimentos se acumulem ou permaneçam.
De qualquer forma, é sempre necessário procurar um profissional capacitado que possa diagnosticar e sugerir a melhor solução para encontrar um sorriso encantador, como por exemplo, fazer um orçamento a fim de saber sobre clareamento dental quanto custa.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.