Dia do Museólogo: livro infantil fala sobre a importância de cuidar do patrimônio histórico e cultural
Neste mês de dezembro, no dia 18, é comemorado o Dia do Museólogo. A data homenageia esses profissionais essenciais para a preservação do patrimônio histórico de um país, já que são eles que ajudam os museus a transmitirem conhecimento e educação cultural para futuras gerações para que possam entender a história de seus antepassados. Além disso, o museólogo elabora projetos e exposições e coordena os acervos destas instituições.
A obra ‘Incêndio no Museu’, escrita por Isa Colli, tornou-se querida entre educadores em escolas de todo o Brasil e é uma leitura especial tanto para a sala de aula quanto para a família, destacando a importância dos museólogos.
Na história infantil, os bichos do jardim zoológico são os heróis que ajudam os bombeiros a apagar o fogo do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. A trama relembra o incêndio real, ocorrido na instituição em 2018. Ficção e realidade se misturam num enredo recheado de conhecimento e aventura em busca da preservação do centro de pesquisa mais antigo do país.
“O livro é uma maneira de mostrar a importância dos museus para conhecimento da nossa história. É uma oportunidade para falarmos sobre a valorização da nossa memória e alertar que precisamos cuidar dos nossos bens culturais”, ressalta a escritora Isa Colli.
Para mais informações do livro ‘Incêndio no Museu’ e outras obras literárias acessem o site da Colli Books Editora https://www.collibooks.com/