Dicas para fazer a manutenção preventiva de veículos

Deseja saber como fazer a manutenção preventiva do veículo, a fim de prolongar sua vida útil e durabilidade das peças? Confira aqui nesta página quais são os principais cuidados com o seu carro.
Por mais que você deseje comprar pneu Michelin 185 60 R15 para o seu veículo e realizar a troca de outros componentes para melhorar o desempenho e prolongar a vida útil do mesmo, os cuidados básicos referentes a manutenção preventiva devem ser realizados com a frequência ideal, a fim de evitar prejuízos e cuidar dos componentes do carro como um todo.
A manutenção preventiva, como o próprio nome sugere, são cuidados que devem ser realizados com a frequência adequada para prevenir danos ao veículo, permitir que o mesmo trafegue em segurança e prolongar sua vida útil, além de otimizar o seu desempenho.
Dicas para fazer a manutenção preventiva de veículos
Escola, trabalho, compras … Seu carro vai e volta o ano todo. Cuidar dele diariamente significa aumentar sua segurança a bordo e economizar dinheiro a longo prazo!
Aqui estão algumas dicas de manutenção fáceis e baratas para pegar a estrada com tranquilidade:
1. Níveis de fluido
Ao verificar o nível do óleo regularmente, você evita falhas graves na mecânica do seu carro!
Nada poderia ser mais simples: estacione o seu carro em terreno plano e faça a verificação assim que o seu carro estiver parado por pelo menos 15 minutos. O nível é indicado na haste da vareta. Uma troca de óleo a cada 15.000 quilômetros em média é o truque!
Para verificar o nível do líquido de arrefecimento , indicado no tanque de expansão, deixe o motor esfriar por pelo menos duas horas. Cuidado para não deixar o líquido fervente entrar em contato com os olhos! Traga óculos de proteção e luvas apenas no caso!
Finalmente, o fluido de freio deve estar entre o nível máximo e o nível mínimo do reservatório. Obviamente, não há necessidade de verificar todos os dias, 3 anos é a média.
Há alguma dúvida? Um nível anormal? Entre em contato com um profissional sem demora.
2. Não deixe o carro parado
Você sabia que um carro parado no estacionamento custa dinheiro e fica danificado com o tempo? Quando for viajar ou passar um longo período sem usar seu veículo, o recomendado é pedir para alguém de confiança que ligue o carro ao menos 2 vezes por semana.
3. Verifique a luz na iluminação.
Algumas verificações são feitas à noite, como iluminação e visibilidade. Sim, todos nós tendemos a esquecer. Verifique cuidadosamente as lâmpadas, se estiverem gastas, devem ser trocadas. Não espere que eles saiam.
Lâmpadas LED para o seu carro? Elas consomem menos bateria, duram mais e oferecem uma luz mais homogênea.
4. Cuidados com os pneus
A vida média de um pneu é de 30.000 quilômetros. Mas o seu desgaste depende do uso que fazemos dele e dos nossos hábitos de condução. Lembrando que os valores estão listados na parte interna da porta ou na guia de manutenção do veículo.
Verifique a pressão dos 4 pneus, a frio, pelo menos uma vez por mês. O nível ideal de pressão pode ser conferido no batente da porta do motorista ou manual do veículo.
5. E os limpadores de pára-brisa?
Pode não parecer uma prioridade, mas é essencial. Verifique cuidadosamente o seu estado, desta forma evitará ficar preso na estrada em caso de chuva e evitará o desgaste do pára-brisas com o mau atrito.
Para fazer isso, levante as palhetas do limpador e passe a mão por todo o comprimento para controlar a borracha. Se for lisinha e lisinha, tá rolando! E no inverno, você deve usar líquido de arrefecimento.