Dr. Yuri Busin, psicólogo, pós-graduado em terapia cognitivo-comportamental e em psicologia positiva, mestre e doutor em neurociência do comportamento, comenta sobre o Método GO. Depois de mais de 25.000 horas de atendimentos clínicos, com o intuito de propagar atendimentos de excelência, fundou a Clínica Diálogo Positivo e o pioneiro Método GO.
“O principal desafio da psicologia, atualmente, é mostrar para o mundo que ela pode ajudar a todos serem quem gostariam de ser. O meu propósito com o Método GO é incentivar o poder de transformação das pessoas por meio de atitudes positivas.” Destaca o psicólogo e empresário.
São 12 etapas para o paciente alcançar o bem-estar. O ponto de partida é a conexão, ou seja, o psicólogo absorverá, sem qualquer tipo de julgamento, o conteúdo trazido pelo paciente e fará uma escuta ativa. No raio-x do comportamento o foco está em identificar os principais gatilhos e as consequências desses possíveis pensamentos. A próxima etapa abarca a regulação emocional, afinal é muito importante que o paciente saiba compreender as próprias emoções para conseguir equilibrá-las.
Confiança e intenção são as próximas etapas para que o paciente consiga chegar ao planejamento, ou seja, ele precisará acreditar que possui capacidade para mudar aquilo que deseja, além de ter força de vontade para pensar nos futuros passos e estabelecer o melhor plano de ação para os novos comportamentos. Quando ele alcançar essa etapa, poderá passar para a próxima que é nomeada de decisão. Ele vai precisar optar por mudar ou não as suas atitudes ou ajustar o que for preciso.
Posteriormente, o psicólogo vai encorajar o paciente a seguir firme e forte nos seus propósitos para que ele consiga agir. Nessa etapa a ideia é básica, o paciente irá guiar os seus comportamentos e não será mais dominado por eles.
Antes de atingir a etapa final, o paciente poderá fazer uma reavaliação de todo o processo junto com o psicólogo, não há nenhum problema em retomar as etapas anteriores ou voltar quando sentir necessidade. Após ter êxito nos novos comportamentos, o paciente precisará mantê-los por um bom tempo até que eles, realmente, se estabeleçam.
Dr. Yuri Busin sempre destaca os seus três pilares: o primeiro é que seu paciente deve sair melhor do que entrou nos atendimentos. O segundo é focar nas estratégias sobre como atingir os objetivos e o terceiro é que as construções são feitas sempre para frente. Por fim, “lembre-se: atitudes transformam.” Complementa Dr. Yuri Busin.