Nove parcerias vão abrir a temporada das eliminatórias da escola de samba Unidos do Peruche para apresentar as obras que disputam o concurso de escolha de samba-enredo do Carnaval de 2017, que terá como inspiração a cidade de Salvador com o tema “A Peruche no maior axé exalta Salvador, cidade da Bahia, caldeirão de raças, cultura, fé e alegria”. Os portões da quadra social, localizada à rua Samaritá, 1040, Ponte do Limão, estarão abertos a partir das 18h e o início dos shows estão previstos às 20h.
Os convites já estão à venda por R$5 na secretaria da escola e estarão, pelo mesmo valor, na bilheteria. Quem preferir um lugar mais reservado a escola disponibiliza camarotes por R$50.
No próximo domingo, dia 10/07, a escola de samba Unidos do Peruche inicia o concurso de escolha da trilha que vai embalar o desfile de 2017, um dos momentos mais importantes e gostosos do processo de criação e desenvolvimento do maior festa cultural do país. É nesse período que a comunidade e simpatizantes do Carnaval voltam às escolas para apoiar e prestigiar a obra e o trabalho de produção dos compositores. “Estamos com uma expectativa enorme para ver como será a reação da nossa comunidade. Tivemos uma ótima safra de sambas. Só tenho a agradecer aos compositores que nos trouxeram belíssimas canções”, declara o presidente Sidney de Moraes (Ney).
Além das gravações, clipes, divulgações nas mídias sociais, distribuição da letra da música, os grupos de compositores apostam em intérpretes renomados e time de músicos profissionais para executarem suas obras com excelência. Mas o espetáculo não para por aí e, dando um show à parte, os grupos ainda trazem suas torcidas equipadas com camisetas, bandeiras, bexigas, balões, chuva de papel picado e até bolinha de sabão transformando tudo em um lindo e emocionante espetáculo para o sambista e público geral. “Com certeza teremos uma disputa acirrada. O que nos envaidece muito porque teremos um grande hino em 2017”, afirma Ednaldo Francisco Santos, diretor de Carnaval.
Após as apresentações deste domingo, a comissão julgadora deve eliminar de dois a três sambas. Na última segunda-feira, representantes de cada parceria classificada participaram do sorteio da ordem das apresentações desta primeira etapa, que está prevista para iniciar às 20h.
A partir das 18h, a quadra já estará aberta e, às 19h30, o mestre Call e a bateria Rolo Compressor darão início ao esquenta da batucada. Haverá a tradicional abertura com a ala Musical cantando os sambas-exaltação da Filial do Samba e a tradicional abertura com roda de pavilhões, baianas e passistas. Quem quiser chegar um pouquinho antes vai poder curtir a roda de samba promovida pelos músicos que compõe o Projeto Cartilha do Samba, que na semana passada completou um ano. Ao final das apresentações, um membro de cada parceria terá que ficar para o sorteio da ordem de apresentação da próxima eliminatória.
Ordem de apresentação dos grupos:
1° – samba 13 – compositores: Rodrigo Bola e cia.
2° – samba 07 – compositores: Rodrigo Schumacker, Maurício Pito, Fredy Vianna, Felipe Mendonça, Darlan Alves e Marcelo Casa Nossa.
3° – samba 04 – compositores: Ademir Sintonia e cia.
4° – samba 08 – compositores:Ronny Potolski, Sukata, Marcelo Madureira, Alex Barbosa, Morganti, Valêncio, Kaballa, Flávio das Flores, Raphael Mendes, Pelé, Butti, Tubino, Marcelão, Marco Moreno, Vianna, Meiners e Victor Alves.
5° – samba 06 – compositores: Fernando Bom Cabelo e cia.
6° – samba 05 – compositores: Betinho Oliveira e cia.
7° – samba 10 – compositores:Toninho Penteado, Nando do Cavaco, Denis Patolino, Émerson Brasa, Denny Gomes, Sérgio VJS, Marcelo Vila Ilza, Diley Machado e André Filosofia.
8° – samba 14 – “Samba dos Meninos” – compositores: D´Xangô, Douglas Chocolate, Léo Reis, Juliano, Celsinho Mody, Guga Pacheco, “tio” Dô, Paulinho Sorriso e Márcio Zanato.
Datas das eliminatórias:
10/07 – 19h – primeira etapa
17/07 – 19h – segunda etapa
24/07 – 19h (semifinal)
31/07 – 19h (grande final)
Novidades
A onda dos food trucks também vão invadir a quadra da Unidos do Peruche, que sai na frente e inova promovendo um festival gastronômico com diferentes comidinhas para oferecer aos participantes e convidados que irão prestigiar a primeira etapa das eliminatórias de escolha do samba. Essa é uma iniciativa da Lobo Consultoria Criativa que apoia a agremiação neste enredo.
Outra boa nova que a comunidade perucheana poderá desfrutar já neste domingo são as reformas estruturais que a diretoria está realizando no chão da quadra e no teto. Há quinze dias que todo o piso está sendo reformado e agora receberá uma tinta verde e terá a logomarca da escola desenhada com dois grandes arabescos azul e amarelo em volta. O teto receberá nova forração. “Essas reformas fazem parte do projeto de administração desta nova diretoria. Esperamos que a família da Filial do Samba goste”, conta o presidente.