Você não pode passar por algo como uma pandemia global de um ano (e contando) e não esperar que algumas coisas mudem . Os profissionais de Comunicação sempre viveram em um mundo onde as preferências dos consumidores estão em constante evolução e eles são obrigados a se adaptar.
No ano passado esses profissionais fizeram isso em abundância, rolando com a suspensão abrupta de eventos presenciais. À medida que a recuperação econômica ganha impulso, muitos profissionais desses profissionais provavelmente se verão com mais verba para gastar.
As pessoas estão ansiosas por um retorno ao velho normal ou continuarão a abraçar os hábitos que desenvolveram no ano passado? A Diretora de Comunicação da Do Lado da Comunicação, Jéssica Flausino separou algumas tendências a serem procuradas em 2022 na área.
As empresas de comunicação terão mais propriedade
Estou vendo mais empresas de vendas e comunicação se apropriarem dos produtos ou serviços que ajudam a vender. Essa mudança faz sentido para mim, porque se você for capaz de vender o produto de alguém e gerar uma receita significativa, acabará aumentando o valor dessa empresa. Se você tem uma participação acionária, ficará ainda mais motivado para derrubá-la. É extremamente benéfico para ambos os lados.
Se você estiver nessas empresas, comece a ver quais produtos e serviços se beneficiarão com seus serviços. Em seguida, identifique quais dessas empresas permitirão que você implemente métricas de desempenho para obter alguma propriedade à medida que atende a essas metas. Por exemplo, o TechCrunch relatou recentemente sobre uma empresa terceirizada de CMO que criou sua própria empresa de risco para investir em empresas que podem se beneficiar dos recursos da empresa.
O futuro dos eventos será híbrido
Quando a pandemia forçou fechamentos e requisitos de distanciamento social, os profissionais de comunicação enfrentaram o cancelamento de todos os tipos de eventos presenciais, desde a inauguração de lojas até séries de shows de alto custo. Em seu lugar, os eventos virtuais se tornaram um pilar para o engajamento com clientes e leads. O aumento dos gastos com mídia social e outras plataformas digitais ajudou a tornar esses eventos um sucesso.
Agora os consumidores – e os profissionais de comunicação que os procuram – enfrentam dois impulsos conflitantes. O desejo de se reunir novamente é forte, com certeza. Mas, tendo experimentado o imediatismo dos eventos ao vivo no conforto de seus sofás, muitos consumidores ficam felizes em manter as coisas virtuais. Para atender a ambos os públicos, você precisará criar eventos híbridos . Os eventos presenciais terão um forte componente digital, e tecnologias como RA e VR podem criar uma experiência envolvente para aqueles que preferem não se aventurar.
O alinhamento do conteúdo nunca será tão importante
Qualquer empresa que queira ser dona de seu setor precisará alinhar sua comunicação, liderança inovadora e SEO. Se você conseguir alinhar sobreposição de visibilidade, credibilidade e autoridade, poderá facilmente se destacar em seu setor. Isso significa que você precisa ter algum conteúdo de origem em seu site e outras coisas que você possui, como redes sociais. Depois de obter uma base sólida de autoridade sobre diferentes tópicos, trabalhe para ganhar mais credibilidade adicionando o elemento assessoria de imprensa, onde outras pessoas estão citando ou mencionando seu conteúdo. Por fim, certifique-se de que as pessoas estejam direcionando seu conteúdo para certos tópicos que você pode possuir.
Embora a indústria da mídia tenha evoluído drasticamente, a Assessoria de Imprensa não se tornou um serviço obsoleto. Ele simplesmente evoluiu junto com as ferramentas de marketing e comunicação. O conteúdo é rei e a relevância é essencial. Portanto, dê às pessoas o que elas querem – releases personalizados com o consumidor final em mente.
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