A Vila Cultural Cora Coralina recebe a exposição Arte em Cartaz – 22 Anos de Goiânia Mostra Curtas, sendo 22 cartazes desenvolvidos por artistas visuais e designers ao longo da história do festival
A Exposição Arte em Cartaz – 22 Anos de Goiânia Mostra Curtas, com curadoria de Gilmar Camilo, marca o lançamento oficial da 22ª Goiânia Mostra Curtas. A abertura da exposição será dia 14 de setembro (quinta), às 19h, na Vila Cultural Cora Coralina, Sala Sebastião Barbosa, e ficará aberta ao público para visitação até dia 8 de outubro. O público poderá conferir a história em cartaz do festival e conhecer os artistas visuais e designers que fizeram parte dessa trajetória. Essa programação faz parte da 22ª edição que acontecerá entre os dias 3 e 8 de outubro de 2023.
Criada em 2001, ano de sua primeira edição, a Goiânia Mostra Curtas chega aos vinte dois anos como festival de cinema dedicado ao audiovisual brasileiro mais longevo em atividade no estado de Goiás, tendo neste período histórico centenas de filmes exibidos para milhares de espectadores, formando plateias, aficionados e trazendo reconhecimento ao talento de realizadores, diretores, roteiristas, atores, fotógrafos e técnicos profissionais na indústria da sétima arte.
Este ano, a arte do cartaz da 22ª Goiânia Mostra Curtas, deriva de uma obra da série “A marcha”, de autoria do artista visual Talles Lopes. Um exercício indisciplinado de cartografia, um gesto de rebeldia contra a domesticação espacial do planeta Terra. Recriação, reinvenção, reparação. E a identidade visual é do designer Igor Augstroze.
Partindo da revisão de arquivos, atlas, projetos arquitetônicos e catálogos de exposições, o artista vem se dedicando a investigar a paisagem construída na periferia do pensamento moderno no Brasil, bem como as suspeitas relações entre o imaginário de modernidade e as heranças coloniais.
“Acredito que a investigação poética em torno das obras em ‘A marcha’ converge com as questões levantadas pela Goiânia Mostra Curtas na medida em que ambos, propõe uma reavaliação crítica de perceber os limites e as contradições das representações hegemônicas do Brasil, bem como dialogar e promover as várias perspectivas de mundo que constituem os brasis para além de suas representações”, reflete Talles Lopes.
O cartaz, ao longo de sua longínqua história, exerce um forte apelo estético e visual no espectador/leitor. Das primeiras xilogravuras sobre madeiras, datadas do século XV, até as técnicas de impressão e uso de novos suportes, tendo o papel como meio absoluto das escolhas para sua execução, no século XIX, a comunicação evoluiu, incorporando imagens e se transformando em uma peça gráfica de grande importância para a publicidade e a arte.
“Assim, confirmando sua ambição e vocação estética, a GMC reúne pela primeira vez, 22 cartazes com criações originais de 17 artistas visuais contemporâneos, produzidas especificamente para cada edição do festival; projetando para gerações a obra de criadores emergentes e consagrados que vivem e trabalham no ofício da arte em Goiás”, detalha a diretora do festival, Maria Abdalla.
Além de celebrar a história do cartaz como forte artigo de comunicação, a exposição também aborda o impacto da imagem eletrônica e digital na cultura visual contemporânea. “Em um mundo bombardeado sistematicamente por imagens que alteram nossa percepção, as obras expostas convidam o público a refletir sobre como a arte traduz nosso tempo e oferece diferentes formas de fruição ao espectador”, defende o curador Gilmar Camilo.
Sobre a GMC
A 22ª Goiânia Mostra Curtas acontecerá de 3 a 8 de outubro de 2023 no Teatro Goiânia, organizada e realizada pelo Icumam Cultural, com mais de duas décadas de história. Exibirá 76 filmes em cinco mostras, incluindo as competitivas Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Mostra Animação, além da 21ª Mostrinha, especialmente voltado para público infanto-juvenil. A programação inclui também a mostra não competitiva Curta Mostra Especial – De Lugar Nenhum, e ações de formação, cursos, Laboratório de Roteiros Audiovisuais, masterclass, debate, encontros e homenagem. Também celebra a exposição Arte Em Cartaz – 22 Anos de Goiânia Mostra Curtas, ressaltando a contribuição do festival na democratização audiovisual, capacitação profissional e formação de público para o cinema nacional.
Parceiros
Esta 22ª edição, em 2023, é uma realização do Icumam Cultural e Instituto, do Governo do Estado de Goiás e Secretaria de Estado de Cultura de Goiás por meio do Programa Goyazes 2022. Conta com patrocínio da Rodonaves Transportes e apoio institucional da Prefeitura de Goiânia por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Goiânia, apoio do Sebrae Goiás, Paradiso Multiplica e Vila Cultural Cora Coralina.
Serviço
ARTE EM CARTAZ – 22 ANOS DE GOI NIA MOSTRA CURTAS celebra a cultura visual contemporânea
EXPOSIÇÃO
14 de setembro (quinta) – abertura às 19h
Sala Sebastião Barbosa
Vila Cultural Cora Coralina
A exposição estará aberta ao público para visitação até 8 de outubro de 2023
22ª Goiânia Mostra Curtas
Teatro Goiânia
Av. Tocantins, Centro – Goiânia – GO
3 a 8 de outubro de 2023
Gratuito