domingo, novembro 24, 2024

Investidor e mentor na área de inovação, Ricardo Natale mostra como o networking está ligado diretamente nos resultados da sua empresa

HomeNegóciosInvestidor e mentor na área de inovação, Ricardo Natale mostra como o...

Possuir um bom networking tem se tornado cada vez mais importante para a construção de grandes carreiras e grandes empresas. Além de proporcionar um contato maior com o trabalho de outros profissionais e agregar conhecimento, é uma boa oportunidade para fortalecer relações comerciais e até encontrar oportunidades novas no mercado de trabalho.

Ricardo Natale, CEO do Experience Club, investidor e mentor na área de inovação e networking, reforça que, apesar da importância de se ter uma boa rede de contatos, certas atitudes ou a falta de alguns hábitos, método e organização, podem por tudo a perder. “Muitas vezes a desorganização, ou uma abordagem inapropriada, seja numa falha de percepção, timing ou oportunidade impedem daquele indivíduo ou organização estabelecer relacionamentos e se beneficiar disso, podendo até prejudicar e marcar negativamente devido a exageros, erros ou falta de profissionalismo.”

Confira 6 hábitos simples apontados por Ricardo Natale para construir ou potencializar o seu networking. Prepare a sua agenda e confira essas importantes dicas:

1- Organize a sua agenda

Tudo começa com uma agenda organizada, com nomes e sobrenomes, telefones e emails. Se quiser ir mais longe anote o nome do cônjuge, aniversário, filhos e suas respectivas idades, time de futebol etc. Saber determinados detalhes podem ajudar na estratégia adotada para criar um melhor relacionamento com aquela pessoa e, consequentemente, seus negócios e oportunidades.

2- Tenha metas e monte uma planilha

Além de mentalizar sobre quem você quer se aproximar, organize em uma planilha quem faz sentido para o seu networking. Dessa forma você terá maior controle sobre as suas evoluções. Aponte ali cada passo dado, conquistas e objetivos.

Veja Também:  Operadora De Telecomunicações inova com recursos específicos para o segmento de Shoppings Centers

3- Inicie com comentários inteligentes

Hoje em dia, quase todo grande executivo está postando no Linkedln e Instagram. Por isso, vale a pena abordá-los nessas redes e chamar a atenção dos grandes “tubarões” com um comentário ou mensagem direta inteligente, que fuja do trivial. Na hora de comentar, jamais escreva com emojis. Escreva algo que faça a pessoa se impressionar, mas sem cometer exageros. Ache a medida certa e o tom certo da mensagem.

4- Estude a empresa e o setor daquele contato

Procure saber como está o setor, qual o valor das ações, qual expectativa de resultado, como está a concorrência, quais as disrupções recentes. Tudo isso pode se tornar repertório para um diálogo interessante e também apontar o quão relevante para o que você pretende será aquele contato.

5- Participe de cursos em grupos

Ultimamente, os cursos de negócios têm criado grupos que permanecem ativos mesmo após seu término. Além de aprimorar o seu conhecimento, você pode acabar conhecendo pessoas interessantes.

6- Seja intencional no seu pitch e na abordagem

Esqueça o envio de mensagens em que você fala do seu negócio, isso não funciona, parece spam. Comente algo inteligente e diga que você tem uma ideia que considera muito boa e gostaria de ouvir a opinião daquela pessoa. Fale menos de produtos e serviços e mais de ideias e soluções. Seja intencional, não faça “panfletagem” o tempo todo, mas dê o tiro certeiro. Estude o terreno antes de semear nele.

Da redação
Da redação
Matérias e conteúdos produzidos por parceiros do Portal Mais Mídia
MAIS POSTS

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

MAIS VISTAS