A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) anunciou na noite desta quarta, 23, que a Light, uma das maiores concessionárias de energia elétrica do Rio, vai patrocinar o Carnaval do Grupo Especial este ano. O aporte de R$ 14 milhões (R$ 1 milhão para cada escola) . A expectativa é de que até a próxima sexta, 25, o contrato com a empresa seja assinado.
Por conta da limitação de tempo (faltam apenas cinco semanas para os desfiles), a estimativa da Liesa é que a programação de ensaios seja realizada em três domingos e dois sábados. A ideia inicial era que os treinos acontecessem apenas aos domingos e, talvez, no sábado anterior à festa. Porém, com a demora na viabilização, deve ser preciso reservar mais um sábado para que todas as agremiações possam ter vez na Avenida.
Dessa forma, as possíveis datas com atividade na Passarela do Samba em fevereiro seriam os dias: 10 (domingo); 16 e 17 (sábado e domingo); 23 e 24 (sábado e domingo). No último domingo já está confirmado, inclusive, o teste de luz e som com a Beija-Flor, campeã de 2018, e a tradicional lavagem do Sambódromo feita pelas baianas de diversas agremiações.
O número de escolas por dia de ensaio dependerá do roteiro estabelecido por cada uma para os treinos de quadra e de rua. Também está sendo considerado para formatação da agenda o horário de verão (não é possível começar com o dia claro, por exemplo). Com essa última limitação, deve ser estipulado o máximo de três escolas por dia.