MasterChef Profissionais estreia com eliminação tripla
O MasterChef estreou nesta terça-feira (4), na tela da Band em uma edição apenas com cozinheiros profissionais. Ana Paula Padrão garantiu, logo de cara, que o público iria se surpreender com as emoções do programa. Na estreia do programa, os 14 candidatos tiveram contato com a cozinha mais famosa do Brasil pela primeira vez. Eles entraram um a um e se conheceram ali, momentos antes de começar a disputa pelo título.
Os competidores enfrentaram três provas diferentes e cada uma eliminou um candidato: teste de reinvenção, prova de técnicas e desafio de serviço. Os concorrentes foram divididos em dois grupos, que participaram das duas primeiras etapas. Já a última foi feita com os dois piores colocados dos desafios anteriores.
Na primeira prova, eles tiveram que reinterpretar um prato clássico, o talharim à carbonara. Ivo Lopes, o mais experiente do time com quase 25 anos de carreira, foi quem levou a melhor. Ele manteve os ingredientes tradicionais da receita, acrescentando apenas aspargos branqueados e ganhou elogios dos chefs Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella. Nesta primeira etapa, Eliane Carvalho foi eliminada. Ela apresentou uma massa “grudenta”, que passou do ponto, e com pouco sabor.
Na segunda prova, os competidores tiveram que preparar um prato autoral a partir de um ingrediente obrigatório, a corvina, um peixe encontrado em todos os oceanos. Além disso, os chefs tiveram que se inspirar na cozinha mediterrânea. Dário Costa conseguiu impressionar os jurados e foi o melhor da noite. Já Fernanda Emerich não agradou ao servir seu peixe grelhado com purê de baroa e presunto de parma e foi eliminada.
Na última etapa do programa, o desafio simulou o serviço de um restaurante. Os participantes Rodrigo Einsfeld, Marcelo Verde, Izadora Dantas e João Lima – escolhidos os piores da noite nas duas primeiras provas – foram os responsáveis por servir os convidados sob o comando da chef Paola Carosella.
Depois de muitos gritos na cozinha, dois menus foram preparados e servidos. Antes de finalizar o serviço, porém, Paola criticou os competidores e desabafou: “Em 15 anos, acho que nunca fiz um serviço tão ruim quanto o de hoje”. Depois de uma breve deliberação, os jurados decidiram pela eliminação de Izadora Dantas, que mostrou insegurança durante toda a prova.