Por: Juliana Scivoletto
Muitas pessoas querem a ajuda de um “Guru” para saber qual caminho seguir com seus negócios. Vejo muitas empresas enfrentando grandes dificuldades ou até mesmo fechando suas portas por não se relacionarem com os seus clientes.
Vendas é sobre o que o cliente quer comprar (necessidades e desejos) e não sobre o que você quer vender. Seu guru está mais perto do que você imagina, ele é o seu cliente, e hoje com tantas ferramentas de comunicação que temos, basta você ouvir e entender o que ele quer.
Necessidade
Pense qual é a necessidade do seu cliente. É preciso entender o que ele quer. Faça perguntas, pesquise, converse e busque informações. O que mais percebo são empresas focadas exclusivamente em suas necessidades, e com pouco foco real no cliente.
Lugar do Cliente
Você alguma vez já pensou em como é ser atendido por você ou por sua empresa? Faça esse exercício mental, e pense nos passos que seu cliente precisa dar e como eles são dados até efetuar uma compra e usar o produto ou serviço. Pode ter certeza que, ao final deste breve exercício, você irá pensar em algumas melhorias, mesmo que tudo seja incrível, sempre tem aquele ponto que a gente sabe que precisa de atenção e pode ter melhorias.
Não force a venda
Claro que é preciso bater a meta, claro que é preciso fechar a venda, mas se tratando em atender com o foco no cliente, é importante ter em mente que, a técnica “forçar a venda” realmente é eficaz, quando de fato, o cliente precisa do produto, ou quando você percebeu que chegou em um estágio de decisão de compra. Fora isso, usá-la não é a melhor estratégia.
Soluções
Esteja sempre um passo à frente do que o seu cliente, quanto mais você conhece sobre ele, mais entende o que ele precisa, e assim, consegue entregar as melhores soluções.
Pense sempre que, vendas é relacionamento, por isso, para que se tenha um bom resultado é preciso estar engajado com seu público, esteja sempre pronto para ouvir e entender, pode ser através de uma conversa, analisando as últimas compras, ou até mesmo como ele está se relacionando nas redes sociais, o fato é, tenha foco no seu cliente, ele é o seu Guru.
Entenda que, o que você fazia no passado pode não funcionar mais, e está tudo bem, afinal as tais “tendências de mercado” acontecem após o entendimento dos novos comportamentos dos clientes, que por sinal, estão mudando muito rápido, então, esteja atento, e aberto para as possíveis mudanças que precisam acontecer.
Sucesso e Boas vendas!
Juliana Scivoletto é gerente de mercado da Itabus e especialista em atendimento
@juscivoletto