O novo coronavírus e as medidas de precaução, a fim de evitar a propagação da doença, fizeram com que os setores aderissem ao meio virtual. O “home office”, antes apenas visto como uma opção, passou a ser uma solução para empresas de pequeno, médio e grande porte. Com isso, a economia, a educação, o empreendedorismo seguiram adiante e assim, as demandas para soluções em nuvem aumentaram, consideravelmente, apesar do cenário.
A vinda da Covid mudou, definitivamente, a forma como as companhias operam e as pessoas trabalham. É o que diz Alex Peres, gerente de operações na Wipi, Operadora de telecomunicações. Segundo ele, organizações que, culturalmente enxergavam a presença física de seus colaboradores como essencial e sinônimo de produtividade se viram, na quarentena, na necessidade de inovar os seus modelos de operação, em busca de ferramentas que permitissem o cumprimento das atividades remotas. “Ferramentas de comunicação como Teams, Meets e Zoom se popularizaram, de maneira efetiva, ajudando nas interações internas entre os colaboradores e reuniões pontuais. Contudo, a telefonia corporativa permanece sendo um dos principais meios de comunicação entre um universo de clientes e as Empresas”.
Mesmo com o avanço da tecnologia, o telefone é muito utilizado e o virtual, veio para facilitar. Peres fala que com um simples acesso à internet, é possível ter o seu próprio escritório no bolso. “A gente carrega o ramal para onde quiser. Basta uma simples conexão com a internet e terá seu escritório remoto em qualquer lugar do mundo”. Perante a pandemia, foi um dos maiores desafios da minha carreira. Trabalho em uma operadora de telecomunicações e tenho uma central de atendimento 24 horas. Como eu iria atender os clientes com os meus colaboradores em casa? Com a solução de PABX virtual atendemos como estivéssemos no escritório”.
Com relação ao relacionamento com o cliente, após o uso da telefonia virtual, Alex menciona que melhora, pelo fato de ser uma ferramenta flexível e que proporciona mobilidade. O relacionamento com o cliente se torna impactado, quando o serviço está indisponível e falta diálogo, por um pequeno período que seja, afeta o seu negócio. “Abrindo mão de uma infraestrutura física e optando por uma “cloud”, para a nuvem, com PABX de alta disponibilidade, a comunicação entre empresa, cliente, estará 100% disponível, segura e com zero custo em manutenção”.
Para finalizar, relata que um fator primordial para que as companhias mantenham o foco nos clientes é um atendimento de qualidade e alta disponibilidade. “A gente vê muitas companhias com uma concorrência bem acirrada, mas ao final, o cliente leva em conta a qualidade na prestação de serviço e o atendimento”.