Por: Dr. Rodrigo Mauro
Em busca de acelerar o processo de perda de peso ou até mesmo de definição muscular (já que para isso é preciso reduzir gordura), muitas pessoas investem nos chamados suplementos termogênicos —que contém substâncias que prometem acelerar o metabolismo e turbinar a queima calórica, como a cafeína.
Segundo a Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais), o consumo de termogênicos cresceu 15% nos últimos dois anos.
Além disso, esses produtos ocupam o terceiro lugar na lista de suplementos mais utilizados pelos praticantes de atividades físicas, somente atrás das proteínas (como o whey protein) e dos aminoácidos (BCAA, creatina).
Os termogênicos são uma classe de suplementos produzidos com substâncias que aceleram as reações metabólicas do organismo, elevando a temperatura corporal e o gasto calórico basal (energia usada pelo organismo para cumprir as funções essenciais que nos mantêm vivos).
Por acelerar o metabolismo, esses produtos são comercializados com a promessa principal de aumentar o gasto de calorias e a queima de gordura pelo corpo, contribuindo para o emagrecimento.
Os suplementos dessa categoria podem trazer uma ou mais substâncias com características termogênicas. Entre os compostos bioativos liberados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para serem comercializados no Brasil estão:
– Catequinas extraídas do chá-verde;
– Resveratrol, composto químico presente nas uvas pretas e no vinho;
– Cafeína, presente no café, no guaraná, no chá-verde e no chá-mate;
– Capsaicina, substância que confere sabor picante à pimenta vermelha;
– Curcumina, encontrada na cúrcuma;
– Sinefrina, retirada da laranja amarga;
– Gingerol, que está no gengibre;
– L-carnitina, aminoácido que está em alimentos fonte de proteína
– Óleo de coco
– Óleo de peixe
– Óleo de cártamo
– Ácido linoleico conjugado (CLA), presente em carnes
Os termogênicos costumam ser encontrados em cápsulas, tabletes ou em pó, que pode ser misturado com água, suco. Geralmente, a recomendação é que esses suplementos sejam consumidos cerca de 30 minutos antes da atividade física. Porém, como podem prejudicar o sono, fórmulas com cafeína devem ser ingeridas, de preferência, no período da manhã até o início da tarde. As demais substâncias não possuem um horário certo para consumo. Em geral, todas podem ser administradas junto às refeições e devem ser indicadas por um nutrólogo. Os benefícios do termogênico consistem em ajudar no emagrecimento e a melhorar o desempenho nos treinos.
Ajuda no emagrecimento:
Por aumentar a produção de calor, o termogênico acaba promovendo um maior gasto calórico e, consequentemente, o emagrecimento.
Além disso, alguns nutrientes presentes no termigênico também aumentam a diurese, o que diminui a retenção de líquidos.
Melhora o desempenho nos treinos:
Várias substâncias que compõem os termogênicos são estimulantes naturais. Sendo assim, elas auxiliam no aumento da disposição para treinos mais intensos.
Algumas substâncias são também antioxidantes, o que melhora o processo de recuperação para os próximos treinos.
Pacientes hipertensos não devem usar nenhum suplemento termogênico, uma vez que esses produtos podem acelerar os batimentos cardíacos e elevar a pressão arterial.
Além disso, alguns remédios usados por esses pacientes têm seus efeitos potencializados com substâncias presentes nas fórmulas, aumentando o risco de complicações. Sempre procure um médico para uma correta indicação!