sexta-feira, novembro 22, 2024

Rodrigo Bili apresenta os principais tópicos necessários para se tornar um empreendedor de sucesso

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O influencer e empreendedor Rodrigo Bill avalia e responde aos principais mitos e verdades sobre empreender.

Muitas pessoas especulam sobre como ser um empreendedor de sucesso e muitas vezes têm ideias erradas a respeito de como manter uma empresa, expandi-la e lucrar com ela. Muitos acham que para ser empreendedor é necessário ter muito dinheiro ou ter ideias do outro mundo”.

Por isso, o empreendedor Rodrigo Bili responde a alguns dos principais mitos e verdades sobre empreendedorismo para aqueles que estão pensando em abrir um negócio. Confira:

1- Abrir uma empresa no Brasil é demorado
Parcialmente verdade. No Brasil a demora para abrir uma empresa é de em média 107 dias, podendo levar um tempo maior dependo do ramo da empresa, enquanto que nos EUA a demora é de apenas 5 dias. Na cidade de São Paulo existe uma iniciativa que busca desburocratizar a abertura de empresas, seguindo o exemplo norte-americano, que está sendo replicada em diversas capitais brasileiras. Então o tempo de abertura de uma empresa e obtenção de todas as licenças e alvarás necessários varia de acordo com o local de abertura dentro do país.

2- É preciso ter muito dinheiro para começar
Mito. Dependendo do nicho do seu negócio o investimento pode ser mínimo, além de existirem investidores no mercado em busca de boas ideias e executores. Há pessoas que começam seus negócios do zero e encontram maneiras de fazer a empresa ir para frente. Para quem tem pouco dinheiro o ideal é pesquisar bem o mercado e a necessidade de seu público alvo e tentar gerar produtos de baixo custo.

3 – Dinheiro resolve tudo
Mito. Por um lado, ter dinheiro é importante para criar e expandir seu negócio, porém o dinheiro não garante sucesso na empresa. Existem outros fatores envolvidos como funcionários capacitados e comprometidos, um bom marketing e um bom plano de negócios, que também fazem parte do pacote que garantem sucesso da empresa.

4- Ter sócios não é bom
Mito. Os sócios devem ter objetivos em comum para a empresa e perfis complementares em conhecimento e comportamento para dividir as responsabilidades de negócio. Além disso, os sócios se apoiam, caso o empresário pensar em desistir, o sócio está lá para encorajá-lo.

Veja Também:  Como um funil de experiências pode trazer mais clientes para o seu negócio

5 – Empreendedores nascem empreendedores
Mito. Os empreendedores têm características em comum, como espírito de liderança, ideias criativas, foco, capacidade de auto-motivação e disposição para assumir riscos, porém essas características podem ser desenvolvidas com o tempo, com a maturidade e com o aprendizado. Ninguém nasce empreendedor, mas torna-se empreendedor.

6- É importante ter um plano de negócios
Parcialmente verdade. O plano de negócios auxilia no sucesso do empreendimento pois serve para orientar o empreendedor a iniciar e expandir seus negócios, reduzindo o risco de erros.

7- Empreendedores precisam ser bons vendedores
Verdade. O empreendedor precisa saber vender sua ideia, seu produto ou imagem. Precisa convencer os clientes de que seu negócio é de qualidade, gerando confiança.

8- Abrir uma franquia é garantia de sucesso
Mito. O risco de fracasso de um empreendedor que atua em uma franquia é menor, porém existem diversos erros que podem acabar com o negócio, como ter capital insuficiente, localização inadequada, subestimar venda e até mesmo deixar de trabalhar muito na franquia pensando que não é necessário.

9- Correr riscos faz parte de qualquer negócio
Verdade. Porém os riscos podem ser diminuídos através do plano de negócios, pois através deste plano é possível identificar o nível de concorrência do mercado e a viabilidade do negócio, reduzindo parte dos riscos.

10- É necessário ter uma ideia inovadora para abrir um negócio
Mito. Claro que negócios que se iniciam através de ideias inovadoras tendem a ter muito sucesso e se destacar, mas é possível construir um negócio sem uma ideia inovadora e fazê-lo se tornar referência entre os concorrentes apenas pela ação da própria empresa.

Da redação
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