quinta-feira, novembro 21, 2024

SEO: Como Começo A Posicionar Meu Site No Google?

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Todas as empresas precisam de um site, e todos os sites precisam estar visíveis nos mecanismos de busca. Essa é a realidade que tem despertado cada vez mais pessoas interessadas em descobrir o que é SEO e como podem começar a posicionar seu site no Google. Existem várias chaves para que uma estratégia de SEO funcione desde o início . Mas antes é preciso saber quais são os objetivos da web, suas palavras-chave e seu possível público. Ao contrário do SEM (Google Ads), o SEO é um trabalho que leva muito tempo para oferecer os melhores resultados mesmo quando se contrata uma consultoria seo experiente. É preciso analisar, testar e corrigir constantemente para encontrar a chave e começar a receber visitas orgânicas dos buscadores. Não existe um segredo único e geral, mas existem inúmeras técnicas e truques para começar a posicionar um site no Google .

 

1º Crie uma estratégia de conteúdo e palavras-chave

Mais adiante falaremos de outras formas de otimizar um site para os motores de busca, mas sem dúvida devemos começar pelo mais importante: a criação e divulgação do conteúdo. Uma vez que a web foi criada, os movimentos de uma  estratégia de conteúdo devem ser marcados . Ou seja, descreva em quais tópicos e “palavras-chave” vamos trabalhar. Isso permitirá que você publique informações sempre relacionadas ao seu plano de SEO, aumentando a popularidade da sua marca. Você também pode se concentrar apenas em compartilhar conteúdo que agregue valor ao seu público.

2º Links e “texto âncora” O texto âncora é o texto visível em um hiperlink (no qual clicamos, normalmente um texto sublinhado em azul). O texto âncora é cada vez mais importante para o posicionamento de um site e devemos levá-lo em consideração desde o início em nossa estratégia de SEO.

Devemos usar esses links em blogs, fóruns e em nosso próprio site, tomando cuidado para que não se tornem “spam”. Se for comprar backlink, escolha uma agência de link building brasileira com boa reputação.

O Google sempre recompensará a naturalidade, e não o excesso, principalmente no início. É melhor deixar um texto sem links do que preenchê-lo sem nenhum tipo de significado.

Evite links em frases como “clique aqui”, “leia mais” ou “www.xxx.com.br”. Para começar a posicionar seu site você deve trabalhar com links que contenham as palavras-chave previamente definidas.

 

3º Colaboração com outros sites, blogs e comunidades

Postar seus próprios links é bom, mas ainda melhor é quando você recebe links de sites relevantes regularmente. Obviamente, você não terá isso no início de sua estratégia de SEO, mas conseguirá com o tempo e depois de trabalhar duro em seu site e seu conteúdo. O que você pode incluir em seu plano inicial é a colaboração com outros sites ou comunidades, isso é o que o ajudará a ganhar popularidade e ser vinculado no futuro.

 

4º Linkbaiting

Sem dúvida, a estratégia mais apreciada pelos motores de busca é o linkbaiting . A diferença com o que definimos acima (colaboração e troca de links com sites de interesse ou linkbuilding) é que a pessoa que se refere ao seu conteúdo ou ao seu site por meio de links sempre recebe algo em troca . E o que ele recebe em troca nada mais é do que informação útil e valor para seus seguidores. Portanto, antes de postar qualquer conteúdo, faça a si mesmo esta pergunta: vale a pena compartilhar?

 

5º Divulgação de conteúdos

Experimente formatos diferentes até encontrar aquele que funciona. A divulgação do conteúdo deve ser sempre pensada para interação e conversa com o usuário. Por outro lado, a forma como o público de uma determinada marca age não precisa coincidir com a forma como o seu público age.

Identifique qual é a forma de atuação de seus seguidores nas redes sociais e de seus leitores de conteúdo: Eles compartilham as informações? Recebe visitas mas não são partilhadas? Eles são comentados ou apenas o link é compartilhado? Eles respondem às perguntas que você faz?

Sempre valorize tudo o que os usuários fazem relacionado à sua marca . Não pense que você vai incomodá-los ou que eles vão se casar com você. Pensar isso quando você começa a posicionar seu site é um grande erro. Todo mundo gosta de ser agradecido, não importa o quão pouco eles tenham feito. É algo que não custa nada e que traz grandes benefícios de fidelização e posicionamento.

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6º Escreva para as pessoas sem esquecer os motores de busca

Um conselho que muitas vezes é dado muito quando se fala sobre as novas regras do Google para posicionar seu site, é que você esqueça o SEO e escreva para as pessoas. Mas isso nem sempre funciona. É verdade que quando você inicia sua estratégia para posicionar seu site no Google, é melhor esquecer o SEO e escrever conteúdo natural, atingir as pessoas de forma espontânea sem pensar em mais nada. Mas pouco a pouco você deve introduzir as palavras-chave que definiu no primeiro passo. O ideal é combinar as duas coisas, escrever com naturalidade e introduzir termos-chave sem que o usuário perceba.

 

7º Otimize a web

Além da otimização de conteúdo, existem outras técnicas que podem ser realizadas dentro do próprio site que queremos posicionar.

Domínio : Para começar, é recomendável selecionar um domínio que contenha uma das palavras-chave selecionadas em nossa estratégia de conteúdo. Acima de tudo, se o que você tem é uma loja online e você pode inserir o nome do produto ou serviço no domínio.

Idiomas : Antes de construir o site, tenha em mente que os idiomas que o Google entende melhor são HTML e CSS, portanto, uma boa folha de estilo CSS e HTML bem estruturado serão fundamentais no posicionamento SEO do seu site.

Servidor : O servidor ou local onde o site está hospedado não deve conter sites com conteúdo duvidoso ou que sejam caracterizados como “más práticas”, como o envio de e-mails em massa. É importante levar isso em consideração na hora de escolher a hospedagem, você deve garantir a limpeza do servidor para garantir também o posicionamento do seu site.

Sempre um  design responsivo do seu site : Seu site deve estar sempre preparado para os visitantes que chegam de celulares e tablets. O Google recompensará você se você fornecer ao usuário um serviço adequado para o dispositivo dele.

 

8º Práticas de posicionamento fora da web

Isso é o que se chama de técnicas de SEO Offsite ou “popularidade” do seu site. Aqui o que conta é o número de links publicados em outras páginas da web que levam à sua. A qualidade desses sites e sua legibilidade são essenciais para que sua página seja premiada pelos buscadores. Em posts futuros vamos expandir essa parte do plano de SEO, que adquire maior relevância a longo prazo.

 

9º Comece com um especialista em SEO freelance

Embora seja sempre aconselhável conhecer as estratégias de SEO que o ajudarão a posicionar seu site, se você acabou de iniciar um negócio online e não tem experiência neste campo, o melhor é contratar um especialista em SEO freelance para ajudá-lo a iniciar o posicionamento . do seu site.

Começar bem é fundamental para que depois você possa autogerenciar seu site e continuar com as palavras-chave e o conteúdo que o especialista recomendou. Frequentemente encontramos empreendedores que querem realizar este projeto mas não sabem definir claramente o que precisam. Para ajudá-los e que os melhores especialistas freelancers possam fazer suas ofertas, recomendamos responder primeiro a estas perguntas :

  • Qual é o principal objetivo do seu site e quem é o seu público-alvo?
  • Existem outros domínios ou sites que você possui atualmente ou usou antes do domínio atual?
  • Você fez alguma coisa até agora para otimizar seu site?
  • Caso você tenha falhado em tentativas anteriores, há algo que você poderia ter feito para que os mecanismos de busca o penalizassem?
  • Lista dos sites de seus principais concorrentes. Por que você acha que eles são seus concorrentes? O que você mais gosta neles?
  • Caso você se dedique a vendas online. Qual você acha que é o seu produto ou serviço mais original?
  • Por que seus visitantes devem entrar no seu site e não no da concorrência?

Não é necessário responder a todas as perguntas, mas quanto mais informações você puder fornecer, mais ofertas você receberá de especialistas em SEO freelance . Então você só terá que escolher aquele que melhor se adapte às suas expectativas e orçamento, são todas vantagens!

Da redação
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