quinta-feira, novembro 21, 2024

Super Adega implementa tecnologia de frente de caixa e reduz 98% de ocorrências no processo de validação dos fiscais

HomeBusinessSuper Adega implementa tecnologia de frente de caixa e reduz 98% de...

Atacarejo também troca a função de fiscal de loja por fiscal de prevenção de perdas para agilizar e ter maior acuracidade nas operações diminuindo inconsistências e problemas na frente de caixa

O Super Adega, atacarejo com cinco lojas em Brasília (DF), 162 checkouts e uma das empresas que mais cresce na região, tinha um desafio de melhorar sua eficiência operacional, diminuindo erros na operação de frente de caixa e, consequentemente, as filas. “Não é tarefa fácil, mas a tecnologia vem, justamente, para auxiliar nesses processos”, afirma Kennedy Oliveira, Gerente de Prevenção de Perdas, Atacadista Super Adega.

Um dos maiores problemas na frente de caixa era, por exemplo, passar um pack de cerveja e uma só lata ser contabilizada. Além disso, quando um erro era detectado, a atendente demorava cerca de 4 a 5 minutos para cancelar, o que é comum para muitos varejistas. “Tínhamos também aquele cartão do fiscal para cancelamentos, que era muitas vezes compartilhado com o operador, e não dava para auditar se esse movimento foi realizado corretamente.”, afirma Kennedy.

A empresa decidiu colocar então uma tecnologia que trouxesse agilidade na frente de caixa, mas que diminuísse efetivamente as perdas e pudesse atuar em tempo real, diretamente nas lojas, antes que as perdas acontecessem. “Optamos por usar o EASiCash com fiscalização remota, da Inwave, o que diminuiu o tempo de um cancelamento do produto no checkout de 5 minutos para 30 ou 40 segundos, pela troca da validação presencial com a atuação da Central Remota. Esse tempo ainda poderia ser menor, porém optou por colocar fiscais de prevenção de perdas para monitorar o processo.

“Outro dia um cliente passou uma peça de carne, mas estava com o preço do pão. Assim o fiscal de prevenção foi detectar o que tinha ocorrido e percebeu que quem pesou, passou na balança pães e esqueceu de mudar o código. Se tivéssemos apenas cancelado o produto, o erro poderia ocorrer mais vezes”, explica. “Hoje com o fiscal remoto no monitoramento, conseguimos atuar com o erro no momento da compra em todas as lojas”.  Como consequência, a rede conseguiu redução de 98% de ocorrências nos processos de validação dos fiscais de caixa (multiplicação, cancelamento de cupom, cancelamento de item etc.)”, disse.

Veja Também:  Carnaval: Bruna Marquezine, Anitta e mais famosas curtem camarote

Segundo Kennedy, outra conquista foi a diminuição de filas o que traz cliente mais satisfeitos e a melhora no trabalho de todos. “Imagina que em média, temos 1.500 atendimentos por dia, e nos fins de semana cheio, chegam a 4.500 atendimentos. Com a operação anterior, de validação com os fiscais presencialmente na loja, ficavam filas no caixa e muitas vezes, tínhamos de correr no estacionamento para buscar mais carrinhos para quem chegava. Hoje isso não ocorre e podemos fazer o trabalho de forma mais tranquila, tanto em relação aos erros quanto em relação à auditoria”.

“O EASiCash atua na redução de perdas e aumento da eficiência na frente de caixa em uma mesma plataforma. Além do monitoramento das operações, o EASiCash possibilita a supervisão remota, pela qual diversas operações, que antes necessitavam do deslocamento de um fiscal fisicamente até o caixa, pode ser feita em poucos segundos a partir de uma Central. Ou como o Super Adega adotou brilhantemente, o uso do fiscal de prevenção de perdas para as validações de frente de caixa, além de monitorar as operações”, explica Adriano Sambugaro, diretor de Marketing e Vendas da Inwave.

O EASiCash é primeiro sistema web de monitoramento de frente de caixa com armazenamento em nuvem e pode ser acessado rapidamente via internet de qualquer parte do globo. O gestor tem acesso rápido e fácil a aos clipes das exceções ou ao vídeo completo do cupom em tempo real e pode pesquisar utilizando diversos filtros cruzando informações de produto, valor do item, valor do cupom, operação, etc. Tudo isso, torna a auditoria mais eficiente e ágil possibilitando que os problemas sejam sanados com o conhecimento de suas causas.

Da redação
Da redação
Matérias e conteúdos produzidos por parceiros do Portal Mais Mídia
MAIS POSTS

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

MAIS VISTAS